|
Notícia - Conheça 4 alimentos para ativar a felicidade
17/09/2020
Conheça 4 alimentos para ativar a felicidade
A frase “nós somos o que comemos” é verdadeira, já que o que comemos faz toda a diferença no nosso corpo, e também na nossa mente, tanto é que certos alimentos têm efeitos antidepressivos.
A nutrição correta aumenta a saúde física e a energia, mas também o humor, que é quando a serotonina, o hormônio da felicidade, entra em cena. Embora muitos não saibam, a serotonina é de extrema importância no nosso corpo, tanto é que a falta de serotonina causa distúrbios como depressão, ansiedade, angústia e tristeza.
Segundo um documento publicado pela Universidade de Alicante (UA), alguns alimentos ricos em triptofano são peru, frango, leite, queijo, peixe, ovos, tofu, soja, gergelim, abóbora, nozes, amendoim e manteiga de amendoim.
No entanto, para assimilar a serotonina, o corpo precisa de algumas substâncias, como os ácidos graxos do ômega 3, magnésio e zinco, e, para isso, é necessário consumir alguns alimentos com regularidade, como as bananas, as nozes, os legumes, as verduras e o trigo.
No entanto, comer um grande número desses alimentos não é única e exclusivamente a “fórmula da felicidade”. O cérebro só pode absorver o triptofano quando combinado com carboidratos, que são convertidos em açúcar no intestino.
A quarentena, aumentando os níveis de ansiedade, pode levar ao consumo de produtos não saudáveis e, em vez de acalmar, contribuirá para aumentar o nível de estresse. Comer pizzas ou bolos de chocolate para satisfazer a necessidade da corrente sanguínea faz com que o cérebro absorva o triptofano criador de serotonina.
A curto prazo, o humor pode ser melhorado com a alimentação, por isso, confira na galeria de fotos acima quais são os alimentos que devem ser consumidos com regularidade para ativar os níveis de felicidade.
Vale ressaltar que a passagem por um psicólogo ou outro profissional da área para tratar doenças como a depressão ou a ansiedade são imprescindíveis e insubstituíveis.
É importante lembrar que as informações aqui passadas têm caráter informativo, e não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.
1. Chocolate: Perfeito para fornecer um "pequeno impulso" entre as refeições, além de ser delicioso. Ele também contém feniletilamina, um derivado da fermentação dos grãos de cacau. Que também aumenta o nível de açúcar no sangue. E tem um efeito estimulante.
2. A banana: Com pouca gordura, ela é rica em vitaminas e minerais. O que ajuda a aumentar a energia, eles também contêm triptofano, que ajuda a produzir serotonina.
3. Abacaxi: Também contém compostos ativos que ajudam a aumentar a felicidade. E, além disso, sua vitamina C, melhora a circulação e o metabolismo.
4. Pimenta: A capsaicina é uma substância que combate a raiva e a depressão. Pode ser encontrada no chili, e o cérebro percebe essa sensação picante como se fosse dolorosa. É quando, para combatê-lo, ele libera endorfinas que proporcionam uma sensação de bem-estar.
Obviamente, esses alimentos devem ser acompanhados por uma dieta rica e combinados com outros triptofanos.
Fonte: Jetss
|
|
|
|
|
|